Associação entre estilos de aprendizagem e a preferência por Contabilidade de Custos e Gerencial: estudo por meio da Correspondence Analysis

Autores

  • Luciano Gomes Dos Reis
  • Carlos Alberto Pereira
  • Claudecir Paton
  • Cosmo Rogelio de Oliveira

Palavras-chave:

Método Kolb

Resumo

O presente estudo realizou a aplicação do modelo de David Kolb para investigar os estilos de Aprendizagem dos alunos de Ciências Contábeis, através de questionários respondidos por uma amostra dos alunos de uma instituição pública, localizada no estado do Paraná (n=179). Posteriormente, foi utilizada a técnica multivariada Correspondence Analysis para verificação de qual estilo de aprendizagem possui maior associação com os alunos que tem preferência por Contabilidade de Custos e Contabilidade Gerencial no aspecto acadêmico. Concluiu-se que, para os alunos desta amostra, aqueles que têm preferência por Contabilidade de Custos possuem maior associação com o estilo de aprendizagem Experimentação Ativa e aqueles que apresentam preferência por Contabilidade Gerencial, tem maior grau de associação com o estilo de aprendizagem Conceituação Abstrata, sugerindo a existência de diferenças significativas entre os alunos que apresentam preferência por uma ou outra disciplina.

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Como Citar

Dos Reis, L. G., Pereira, C. A., Paton, C., & de Oliveira, C. R. Associação entre estilos de aprendizagem e a preferência por Contabilidade de Custos e Gerencial: estudo por meio da Correspondence Analysis. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/1450

Edição

Seção

Ensino e Pesquisa na Gestão de Custos