Ensino da contabilidade de custos e interações em sala de aula: relato de uma experiência

Autores

  • Cristiane Mallmann Huppes
  • Leilah Santiago Bufrem
  • Everado Leonel de Oliveira

Palavras-chave:

Ensino da contabilidade de custos

Resumo

A prática do ensino da contabilidade de custos pressupõe inicialmente dois sujeitos: professor e aluno. O primeiro é aquele que sabe, o segundo é aquele que deve aprender. Na intenção de estudar e compreender estes sujeitos, o presente trabalho relata um experimento das contribuições de autores clássicos que abordam o tema interação e aprendizagem. Inicialmente são analisados os processos dentro das relações sociais, as formas como elas se efetivam e a relação existente entre o aprendizado e o desenvolvimento à luz das teorias de Jean Piaget e Lev Semenovich Vygotsky. No segundo momento, é estudado o sujeito e como ele se relaciona em seu ambiente social, das relações que se criam entre os sujeitos e caminhos de construção de significados fundamentados na teoria de Carl Ranson Rogers e César Coll. No terceiro e último momento, o estudo teórico é evidenciado na exposição de fatos que ocorreram em uma aula gravada, onde alunos trabalham na solução de um exercício da disciplina Contabilidade de Custos. Os sujeitos envolvidos, aluno/aluno e aluno/professor, relacionam-se entre si, consigo mesmo, por meio do conhecimento de cada um e, na tentativa de praticar a interação, evoluir e construir um conhecimento ainda não alcançado. A pesquisa revela que os processos de interação estabelecidos em sala de aula não são meros conceitos teóricos, são sim, acontecimentos que contribuem de forma relevante na construção do conhecimento.

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Como Citar

Huppes, C. M., Bufrem, L. S., & de Oliveira, E. L. Ensino da contabilidade de custos e interações em sala de aula: relato de uma experiência. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/1452

Edição

Seção

Ensino e Pesquisa na Gestão de Custos