Estudo Exploratório Sobre a Aplicação de Jogos de Empresas na Disciplina de Controladoria do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Católica de Brasília Sob a Ótica do Domínio Cognitivo

Autores

  • Luciana Gomes Pires
  • FREDERICO MENDES
  • IDALBERTO JOSÉ DAS NEVES JÚNIOR

Palavras-chave:

Método de Ensino

Resumo

O objetivo deste trabalho é avaliar se os jogos de empresas são um método de ensino relevante para o desenvolvimento do domínio cognitivo para a disciplina de Controladoria. Para tanto, foi efetuada uma pesquisa exploratória na qual foram aplicados 43 questionários para os alunos que cursaram a disciplina no segundo semestre de 2006 e no primeiro semestre de 2007 de um total de 73, no qual os discentes identificaram as competências mais desenvolvidas em cada método de ensino da disciplina de Controladoria. Pode-se perceber que os alunos tiveram uma boa percepção em relação aos resultados obtidos na aprendizagem, através da participação nos jogos de empresas. Finalmente, concluiu-se que os jogos de empresas representam o método que mais propicia o desenvolvimento de competências do domínio cognitivo, especialmente quanto à competência Aplicação.

Downloads

Como Citar

Pires, L. G., MENDES, F., & JÚNIOR, I. J. D. N. Estudo Exploratório Sobre a Aplicação de Jogos de Empresas na Disciplina de Controladoria do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Católica de Brasília Sob a Ótica do Domínio Cognitivo. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/1453

Edição

Seção

Ensino e Pesquisa na Gestão de Custos