Métodos e técnicas utilizados no ensino da disciplina de Contabilidade de Custos em cursos de Ciências Contábeis: um estudo exploratório em instituições públicas de ensino superior no estado do Paraná.

Autores

  • FÁTIMA APARECIDA DA CRUZ PADOAN
  • Lauro Brito De Almeida
  • MARCOS ROBERTO KÜHL
  • Rita Mara Leite

Palavras-chave:

Ensino da Contabilidade de custos

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar os métodos e técnicas de Ensino utilizadas por professores da disciplina de Contabilidade de Custos das Universidades Públicas do Estado do Paraná. Para cumprir o objetivo, tornou-se necessário realizar pesquisa direta junto aos professores, por meio de questionário. Os professores indicaram quais os métodos que mais utilizam e quais, na sua percepção, julgam mais eficientes para o Ensino da Contabilidade de Custos. O trabalho foi dividido em 4 partes: primeiro, analisou-se o papel do professor no ensino superior; em seguida, apreciou-se a o ensino da Contabilidade de Custos sob a ótica de vários estudiosos. Em seguida, apresentou-se o tema processo Ensino-aprendizagem e os Métodos e Técnicas de Ensino, enfocando-se vários pesquisadores da atualidade. E, por último, foram analisados os resultados da pesquisa empírica concernentes aos métodos utilizados pelos docentes e também da percepção deles sobre os métodos. Os resultados apresentados indicaram que, na percepção docente, vários são os métodos eficientes para o Ensino da Contabilidade de Custos. Entretanto, quando indicam os métodos que efetivamente utilizam são bastante restritos.

Downloads

Como Citar

PADOAN, F. A. D. C., De Almeida, L. B., KÜHL, M. R., & Leite, R. M. Métodos e técnicas utilizados no ensino da disciplina de Contabilidade de Custos em cursos de Ciências Contábeis: um estudo exploratório em instituições públicas de ensino superior no estado do Paraná. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/1455

Edição

Seção

Ensino e Pesquisa na Gestão de Custos