Um Estudo sobre as publicações acerca do Custeio Baseado em Atividades (ABC) no Congresso Brasileiro de Custos – de 1997 à 2006.

Autores

  • Carlos Alberto Diehl
  • Marcos Antônio De Souza

Palavras-chave:

Pesquisa

Resumo

O método de custeio baseado em atividades (ABC) foi inicialmente desenvolvido a partir da década de 1980. Desde então, diversos trabalho têm sido publicados sobre o tema. No Brasil, um dos principais fóruns de discussão sobre o ABC tem sido o Congresso Brasileiro de Custos. Iniciado em 1994, tem subsidiado as discussões sobre o tema custos, congregando diversos profissionais e acadêmicos. Este artigo visa analisar as características das publicações sobre o ABC. Para tanto, utiliza-se da pesquisa bibliográfica e da análise de conteúdo, realizada sobre os artigos publicados nas edições de 1997 à 2006 do referido congresso. O estudo conclui que tem havido pouca contribuição teórica dos artigos, estando os mesmos muito baseados no arcabouço teórico de livros textos e autores clássicos. Outra característica predominante dos artigos é a sua configuração como trabalhos eminentemente direcionados à aplicação prática do ABC.

Downloads

Como Citar

Diehl, C. A., & De Souza, M. A. Um Estudo sobre as publicações acerca do Custeio Baseado em Atividades (ABC) no Congresso Brasileiro de Custos – de 1997 à 2006. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/1459

Edição

Seção

Ensino e Pesquisa na Gestão de Custos