Utilização da análise fatorial na identificação das dimensões relacionadas ao desempenho das atividades acadêmicas do curso de Ciências Contábeis de uma IES pública no Estado da Paraíba.

Autores

  • José Ribamar Marques De Carvalho
  • Gerlandia Tavares de Araújo
  • Maria Aparecida Maia Gomes
  • Victoria Puntriano Zúniga

Palavras-chave:

Análise fatorial

Resumo

Esse estudo tem por objetivo verificar através da análise fatorial quais as dimensões relacionadas ao desempenho das atividades acadêmicas do curso de Ciências Contábeis no âmbito de uma IES pública no Estado da Paraíba. Os dados coletados através do questionário foram analisados com auxílio do SPSS versão 13.0. As cargas fatoriais encontradas para cada variável após a aplicação do método Varimax, mostram que, foram encontradas quatro dimensões que explicam a correlação existente entre as variáveis. A dimensão 1 demonstra que as variáveis que obtiveram maiores cargas foram às relacionadas às relações interpessoais, à integração e a cooperação entre os alunos. A dimensão 2 mostra que as variáveis com maior correlação foram àquelas relacionadas à identificação com o curso e vocação para o exercício da profissão. No tocante a dimensão 3 a concentração das respostas dos respondentes se referem a metodologia adotada e a confiança gerada pelo curso de Ciências Contábeis. Finalmente a dimensão 4 descreve as correlações existentes entre as variáveis relacionadas à imagem da IES e ao desenvolvimento pessoal. É possível afirmar que os fatores encontrados pela AF evidenciam as principais preocupações que deverão estar sendo discutidas pelos setores de gestão do curso (unidade acadêmica e coordenação do curso) como maneira de vislumbrar resultados mais satisfatórios para o gerenciamento e a qualidade do curso de Ciências Contábeis nessa IES.

Downloads

Como Citar

De Carvalho, J. R. M., de Araújo, G. T., Gomes, M. A. M., & Zúniga, V. P. Utilização da análise fatorial na identificação das dimensões relacionadas ao desempenho das atividades acadêmicas do curso de Ciências Contábeis de uma IES pública no Estado da Paraíba. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/1460

Edição

Seção

Ensino e Pesquisa na Gestão de Custos