Utilização da Programação Linear no ensino da Contabilidade de Custos: uma comparação com as práticas tradicionais

Mara Alves Soares, Marcelo Seido Nagano, Evandro Marcos Saidel Ribeiro

Resumo


A disciplina Contabilidade de Custos às vezes se limita apenas às práticas tradicionais para a tomada de decisão, existindo assim uma lacuna no ensino por falta da interdisciplinaridade entre as disciplinas Contabilidade de Custos e Matemática (Métodos Quantitativos) nos cursos existentes. Visando contribuir para minimizar esta lacuna, este trabalho tem por objetivo expor a técnica de Programação Linear (PL) para resolução de casos/problemas no ensino de Contabilidade de Custos, comparando a solução ótima da PL com a solução ótima das práticas tradicionais, através de um exemplo onde a decisão procurada pela empresa é a de maximizar sua lucratividade priorizando a produção. Este trabalho desenvolve uma aplicação de PL em uma planilha eletrônica do Microsoft Excel®, com a utilização da ferramenta Solver® para a otimização do problema. Esta aplicação contribui para a compreensão da importância da utilização da PL na disciplina Contabilidade de Custos, contribuindo também para o ensino aprendizagem dos alunos através da interdisciplinaridade provocada. A PL se mostra mais eficaz para a tomada de decisão no dia-a-dia das empresas, porque busca a solução ótima para o problema ao utilizar da melhor forma possível todos os recursos disponíveis, além de dar informações sobre o preço sombra que maximiza o ganho, o custo de oportunidade e o possível acréscimo e/ou decréscimo na produção e ainda o impacto na Margem de Contribuição Total (MCT) o que pode ser útil para aproveitar uma oportunidade inesperada ou momentânea de mercado.

Palavras-chave


Ensino

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2358-856X

Associação Brasileira de Custos
Av. Unisinos, 950 - Caixa Postal 275 - CEP: 93022-000 - São Leopoldo - RS - Brasil
Diretoria de Administração de Infraestrutura e Serviços - Telefone: 51 3591 1122 Ramal: 5235