O Desenvolvimento de medidas para a mensuração do Valor Econômico Agregado por entidades públicas com cálculo fundamentado nos preceitos da Gestão Baseada em Valor (GBV)

Autores

  • Carlos Alberto Grespan Bonacim
  • Adriana Maria Procópio De Araujo

Palavras-chave:

Valor Econômico Agregado à Sociedade

Resumo

A crescente atuação da sociedade nos processos de discussão e de tomada de decisões relacionados com as políticas públicas incentiva a gestão pública no Brasil a buscar mecanismos para demonstrar eficiência e transparência na aplicação de recursos (accountability). Este trabalho adotou o modelo conceitual de mensuração do resultado econômico em entidades públicas de Slomski (1996) e teve como objetivo principal o de demonstrar como pode ser mensurado o valor econômico agregado à sociedade por uma entidade pública. Para tanto, o texto foi dividido em três tópicos, além dos aspectos introdutórios e das considerações finais. Inicialmente, apresenta-se uma fundamentação teórica da Gestão Baseada em Valor (GBV) como instrumento de avaliação de desempenho. Logo após, discute-se a avaliação de desempenho de entidades públicas: considerações preliminares. E, então, serão apresentadas duas medidas (uma de curto e outra de longo prazo) para a mensuração do Valor Econômico Agregado por entidades públicas, com cálculo fundamentado nos preceitos da GBV. O estudo foi elaborado por intermédio de uma metodologia consubstanciada em uma pesquisa bibliográfica, sob o prisma do método de procedimento comparativo na modalidade descritiva. Ressalta-se, por fim, a importância da prestação de contas para a sociedade quanto ao uso do recurso público.

Downloads

Como Citar

Bonacim, C. A. G., & De Araujo, A. M. P. O Desenvolvimento de medidas para a mensuração do Valor Econômico Agregado por entidades públicas com cálculo fundamentado nos preceitos da Gestão Baseada em Valor (GBV). Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/1505

Edição

Seção

Gestão de Custos no Setor Governamental