Sistema de contabilidade gerencial aplicada à administração pública: um estudo de caso na COMLURB

Autores

  • Cláudia Lima Félix
  • Josir Simeone Gomes

Palavras-chave:

Contabilidade Pública

Resumo

A Contabilidade Gerencial se revela como importante instrumento de avaliação gerencial, ao possibilitar o conhecimento dos processos de negócio, o controle das operações e a correta alocação dos custos, orientando gestores na tomada de decisão. Este artigo como objetivo conhecer as características da Contabilidade Gerencial adotada por um órgão da administração pública municipal, avaliar seus resultados e comparar o método aplicado com a literatura existente. A relevância deste estudo se fundamenta na importância que um sistema de custos apresenta para a mensuração e avaliar de programas e projetos governamentais. A partir da metodologia proposta verificou-se que apesar da complexidade das operações estatais, a Contabilidade Gerencial pode ser adotada como umas das ferramentas de avaliação e controle dos gastos públicos.

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Como Citar

Félix, C. L., & Gomes, J. S. Sistema de contabilidade gerencial aplicada à administração pública: um estudo de caso na COMLURB. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/1509

Edição

Seção

Gestão de Custos no Setor Governamental