Desenvolvimento de um modelo de custeio para uma empresa de alta tecnologia que atua com projetos e produção industrial simultaneamente.

Autores

  • Ana Paula Viola
  • Antonio Daniel De Farias
  • Edson De Oliveira Pamplona
  • Luiz Guilherme Azevedo Mauad

Palavras-chave:

Custeio por processo

Resumo

Dentro do ramo de produtos de alta tecnologia, o mercado cresce exponencialmente e, junto dele, as oportunidades de negócio tanto quanto a concorrência qualificada. O conhecimento exato dos custos dos produtos, seu perfeito controle e a coerente medição de desempenho tornaram-se importantíssimos, pois, segundo Porter (1992), a base da vantagem competitiva, no atual ambiente de negócios, está no baixo custo e na diferenciação. Diante dessas premissas, a empresa, objeto desse estudo, sentiu a necessidade de um sistema dinâmico de custos e de informações. Informações essas que devem ser ágeis e oportunas e que, entre outras, podem ser conseguidas através de um sistema de custeio que priorize, de acordo com Bornia (2002), a compreensão das características desse atual ambiente competitivo. Este trabalho define e apresenta os sistemas de acumulação de custos e os métodos de custeamento e descreve, em um caso prático, o modelo de custeio desenvolvido, sob a plataforma do Excel, para uma empresa de alta tecnologia, cujo processo produtivo tem como característica um sistema híbrido de acumulação de custos, que congrega aspectos do custeamento por ordem com aspectos do custeamento por processo. Além disso, mostra como foi a migração desse modelo para um sistema de gestão integrada (ERP), cujas regras de negócio são baseadas no custeio por processo, e quais os ganhos que a empresa obteve com a sua implantação.

Downloads

Como Citar

Viola, A. P., De Farias, A. D., Pamplona, E. D. O., & Mauad, L. G. A. Desenvolvimento de um modelo de custeio para uma empresa de alta tecnologia que atua com projetos e produção industrial simultaneamente. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/1515

Edição

Seção

Gestão de Custos e Tecnologia da Informação