Estratégias de determinação de preços em microempresas no setor de artigos turísticos: um estudo comparativo entre Fortaleza e Mindelo

Autores

  • Laane Lima Queiroz UFC
  • Ilze Eneida Paris da Conceição UFC
  • João Felipe Barbosa Araripe Silva UFC
  • Sandra Maria dos Santos UFC
  • Augusto Cézar Aquino Cabral UFC
  • Maria Naiula Monteiro Pessoa UFC

Palavras-chave:

Artesanato

Resumo

Em geral, o comportamento das firmas tem caráter heterogêneo mesmo atuando dentro do mesmo segmento. Assim, empresas que fabricam o mesmo produto podem adotar diferentes estratégias de precificação. Dentro desse contexto, o presente estudo tem como objetivo descrever as estratégias de determinação de preços em microempresas no setor de artigos turísticos artesanais em Fortaleza (Brasil) e Mindelo (Cabo Verde). A escolha do artesanato como objeto de estudo deve-se a importância econômica que esta atividade tem nas cidades analisadas. A pesquisa tem natureza quantitativa; exploratório-descritivo; bibliográfico e de campo. Foram aplicados questionários com proprietários de trinta microempresas, de forma não probabilística por acessibilidade, do Mercado Central e da Praça Estrela, localizados na cidade de Fortaleza e da ilha São Vicente em Mindelo, respectivamente. Para a análise dos dados foi utilizada ferramentas estatísticas no software SPSS. Dentre os resultados, evidenciou-se que os principais fatores influenciadores na formação do preço são o nível de custos fixos, o tipo do produto artesanal vendido, comportamento da demanda e a sazonalidade turística. Verificou-se que, nas duas cidades analisadas, é adicionada uma margem no cálculo do preço. No entanto, a maioria das empresas pesquisadas em Fortaleza baseiam-se no custo de aquisição da mercadoria enquanto em Mindelo consideram o custo de produção total. Por fim, concluiu-se que os gestores do setor artesanal adotam diferentes maneiras de precificação de seus produtos, sendo importante avaliar todas as variáveis econômicas para se manter competitivos no mercado.

Downloads

Como Citar

Queiroz, L. L., da Conceição, I. E. P., Silva, J. F. B. A., dos Santos, S. M., Cabral, A. C. A., & Pessoa, M. N. M. Estratégias de determinação de preços em microempresas no setor de artigos turísticos: um estudo comparativo entre Fortaleza e Mindelo. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/152

Edição

Seção

Custos aplicados ao setor privado e terceiro setor