A Viabilidade da “desterceirização” (outsourcing reverse): um estudo de caso sobre reciclagem de componentes poluentes (baterias automotivas)

Autores

  • Áureo Silva Castro
  • Elvis Antonio Bim

Palavras-chave:

Custos

Resumo

Passado o primeiro impulso mundial à terceirização, muitas empresas entre elas a indústria de baterias automotivas, se depararam com resultados nulos, ou mesmo negativos, frente a adesão a esta estratégia, que a princípio alardeava tantas vantagens. As empresas iniciaram processos de avaliação da terceirização, pois no primeiro momento o que parecia vantajoso tornou-se um custo adicional para elas. Como alternativa para reverter o quadro negativo e gerar lucratividade, um levantamento da viabilidade da desterceirização do setor de reciclagem de baterias da empresa mostrou, através de análises comparativas de questões tributárias, ambientais e financeiras, que a criação de uma filial para incorporar este ramo de atividade seria uma estratégia muito mais vantajosa no contexto atual.

Downloads

Como Citar

Castro, Áureo S., & Bim, E. A. A Viabilidade da “desterceirização” (outsourcing reverse): um estudo de caso sobre reciclagem de componentes poluentes (baterias automotivas). Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/1522

Edição

Seção

Gestão de Custos Ambientais e Responsabilidade Social