A Complexidade do Valor da Inovação e da Inteligência Competitiva em empresas de serviços: um estudo comparativo

Autores

  • Renata Jorge Vieira
  • Maurício Uriona Maldonado
  • Paulo Mauricio Selig
  • Aloisio da Silva Lima

Palavras-chave:

Serviços

Resumo

A competitividade e a era do conhecimento exigem, das empresas de serviços, mudanças nas formas de gestão das informações e de atendimento ao cliente, entre outras. Os mercados e as informações obtidas a partir dos mesmos impõem transformações relacionadas ao uso de Inteligência Competitiva e da Inovação em serviços, cujo valor é complexo devido às características dessas empresas e das atividades envolvidas. Este artigo se baseia em casos das cidades de João Pessoa, Fortaleza e Florianópolis, estudados nos Programas de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da UFPB e em Engenharia e Gestão do Conhecimento da UFSC; tem como objetivo abordar a complexidade do valor da inovação e da Inteligência Competitiva (IC) em empresas de serviços, considerando o envolvimento dos trabalhadores do setor. Trata-se de uma pesquisa longitudinal, cujos resultados dão uma idéia de como ocorre a inovação, o uso da inteligência competitiva e a complexidade do valor destas atividades em empresas de serviços, de forma a contribuir para a gestão de empresas deste setor e direcionar estudos futuros sobre o tema.

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Como Citar

Vieira, R. J., Maldonado, M. U., Selig, P. M., & Lima, A. da S. A Complexidade do Valor da Inovação e da Inteligência Competitiva em empresas de serviços: um estudo comparativo. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/1543

Edição

Seção

Novas Tendências Aplicadas na Gestão de Custos