Custo de oportunidade: uma pesquisa empírica sobre sua percepção e aplicabilidade na contratação de serviços contábeis

Autores

  • Viviane da Costa Freitag
  • Paulo Cesar Starke Junior
  • Marinei Abreu Mattos

Palavras-chave:

Serviços Contábeis

Resumo

O propósito deste artigo é verificar a percepção do conceito de custo de oportunidade na contratação de uma empresa de prestação de serviços de contabilidade ou na manutenção de um departamento de contabilidade próprio nas empresas produtoras de cal e calcário do Paraná, organizadas na forma de arranjo produtivo local. Considerando a premissa assumida de que os empresários devem optar por uma forma ou outra de desenvolvimento desta atividade, desenvolveu-se pesquisa empírica através de questionário aplicado a 43 grupos empresariais da região metropolitana de Curitiba. Assumiu-se que a decisão do administrador em manter ou não o serviço terceirizado de contabilidade é a proxy que evidencia a aplicação do conceito estudado. Não cumpre a esse trabalho discutir a opção mais indicada para o desenvolvimento dos serviços contábeis, se terceirizados ou internos. Essa decisão é utilizada para representar a aplicação do conceito de custo de oportunidade sob as diferentes abordagens dadas pelos teóricos das áreas econômica e contábil. Pode-se verificar que são aplicadas as duas formas teorizadas: como melhor alternativa abandonada e como sacrifício de receita.

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Como Citar

Freitag, V. da C., Junior, P. C. S., & Mattos, M. A. Custo de oportunidade: uma pesquisa empírica sobre sua percepção e aplicabilidade na contratação de serviços contábeis. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/1546

Edição

Seção

Novas Tendências Aplicadas na Gestão de Custos