O Custo de Formação de Atletas no Futebol Brasileiro e a Mensuração do Ativo Intangível: Um Estudo de Caso no Coritiba Foot Ball Club.

Autores

  • Vicente Pacheco UFPR
  • Lauro Brito de Almeida UFPR
  • Odirlei Acir Tedesco UFPR
  • Pedro Ylunga Costa da Silva UFPR
  • Andre Junior de Oliveira UFPR

Palavras-chave:

Ativo Intangível

Resumo

Esta pesquisa tem por objetivo principal analisar e estudar os procedimentos, critérios e métodos utilizados por um clube de futebol brasileiro para apurar e divulgar o Custo com Formação de Atletas e consequentemente o valor do Ativo Intangível decorrente dos direitos econômicos e federativos originados a partir dos investimentos efetuados nas categorias de base do futebol. O estudo também objetivou a comparação das práticas adotadas com aquelas estabelecidas na legislação aplicável às entidades desportivas. Para alcançar os objetivos pretendidos, foi estudado o caso do Coritiba Foot Ball Club, que recentemente (2011) implantou sistema de apuração e gerenciamento dos Custos de Formação de Atletas e Ativo Intangível. A pesquisa tem natureza quali-quanti, com características de uma pesquisa descritiva, assumindo a forma de um estudo de caso. A pesquisa foi realizada a partir de dados secundários levantados, confirmados com entrevistas e análise de conteúdo dos informativos recebidos. O trabalho encontra-se dividido em cinco seções, sendo a primeira a parte introdutória, na segunda parte é desenvolvido o embasamento teórico-empírico, a terceira descreve a metodologia utilizada para análise e descrição dos resultados, a quarta seção é apresentada os resultados encontrados, e finalmente a última seção, onde são feitas as considerações finais da pesquisa. Os resultados proporcionaram a demonstração e entendimento dos procedimentos, critérios e métodos adotados para a apuração dos Custos com Formação de Atletas e Ativo Intangível, assim como restaram evidências de que o clube objeto do estudo cumpre com as normativas legais aplicáveis ao cálculo e evidenciação das informações estudadas.

Downloads

Como Citar

Pacheco, V., de Almeida, L. B., Tedesco, O. A., da Silva, P. Y. C., & de Oliveira, A. J. O Custo de Formação de Atletas no Futebol Brasileiro e a Mensuração do Ativo Intangível: Um Estudo de Caso no Coritiba Foot Ball Club. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/156

Edição

Seção

Custos aplicados ao setor privado e terceiro setor