Construção de um modelo de avaliação de desempenho da forma de distribuição da reserva de orçamento para contingências da universidade do estado de Santa Catarina.

Autores

  • Vera Brotti
  • Sandra Rolim Ensslin
  • Leonardo Ensslin

Palavras-chave:

Modelo Multicritério

Resumo

As Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES) afetam e são afetadas diretamente pela sociedade na qual estão inseridas. Nesse contexto, este estudo focaliza a avaliação de desempenho da forma de distribuição da Reserva de Orçamento para Contingências (ROC) de uma IPES. Como objetivo geral, pretendeu-se construir um modelo multicritério para avaliar o desempenho da forma de distribuição da ROC da Fundação Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), com intuito de aumentar o grau de entendimento do gerente orçamentário, bem como, gerar oportunidades de aperfeiçoamento. A pesquisa é caracterizada como exploratória e estudo de caso, sua forma de abordagem foi quanti-qualitativa. O instrumento de intervenção para a construção do modelo, foi a Metodologia de Multicritério de Apoio à Decisão Construtivista (MCDA-C). Sendo que, após a construção deste, foi avaliado o desempenho da forma de distribuição da ROC, identificando que a área com maior nível de influência nesta é a área denominada como Operação, a qual, é subdividida em Salários e Manutenção, e dentro desta subdivisão, foram identificados também os aspectos que necessitavam de ações de melhoria, por comprometerem o desempenho Quadro Funcional, Contribuições Efetuadas e Contribuições Aceitas. A seguir, foram efetuadas quatro sugestões objetivando melhorar esta performance. Ficando claro ao final que, a metodologia melhorou o entendimento sobre o problema estudado, bem como, auxiliou positivamente na busca de novas perspectivas para a questão da distribuição de tal reserva.

Downloads

Como Citar

Brotti, V., Ensslin, S. R., & Ensslin, L. Construção de um modelo de avaliação de desempenho da forma de distribuição da reserva de orçamento para contingências da universidade do estado de Santa Catarina. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/1572

Edição

Seção

Controladoria