Uma contribuição ao estudo das práticas gerenciais utilizadas pelas micro e pequenas empresas do setor de confecções da cidade de Pombal, PB.

Autores

  • José Ribamar Marques De Carvalho
  • Rodrigo Melo Diniz
  • Rossana Gomes Trigueiro Pinto
  • Rachel Ribeiro da Silva

Palavras-chave:

Setor de Confecções

Resumo

O processo de mensuração contábil, em sentido amplo, é o registro das operações envolvendo ativos e passivos, tangíveis ou intangíveis. Através do reconhecimento, da mensuração e da evidenciação é possível transformar dados em informações úteis para subsidiar o processo decisório. É notório que a utilização de práticas gerenciais permite acompanhar, agilizar e aperfeiçoar o processo decisório, fazendo com que o desempenho empresarial seja o mais satisfatório possível. Nesse sentido, esse estudo tem por objetivo verificar quais são as práticas gerenciais utilizadas pelas micro e pequenas empresas do setor de confecções da Cidade de Pombal, PB. Utilizou-se uma metodologia do tipo descritiva, bibliográfica e de campo. O tratamento estatístico utilizado foi uma análise descritiva de dados, com comparação de freqüências e testes de hipóteses, verificados com a utilização de dois tipos de testes estatísticos (Teste Exato de Fisher e Teste Qui-quadrado de Pearson), através do software SPSS (Statistical Package for Social Science) versão 13.0. Os testes estatísticos comprovaram que não há relação entre o porte da empresa e a utilização de estratégias de vendas, fato que, a priori poderia ser evidente. Um fator evidente comprovado foi à relação entre conhecimento das potencialidades e fraquezas da empresa e liderança do empresário, ou seja, características que podem ser explicadas pela utilização ou não das práticas gerenciais.

Downloads

Como Citar

De Carvalho, J. R. M., Diniz, R. M., Pinto, R. G. T., & da Silva, R. R. Uma contribuição ao estudo das práticas gerenciais utilizadas pelas micro e pequenas empresas do setor de confecções da cidade de Pombal, PB. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/1598

Edição

Seção

Controladoria