Precificação e Lucratividade

Autores

  • Heliton José Ribeiro
  • Melissa Christina Corrêa de Moraes
  • Roberto de Araújo Vieira
  • Vania Silva de Carvalho

Palavras-chave:

Lucratividade

Resumo

A complexidade do ambiente econômico e o crescimento das organizações têm dificultado a gestão dos negócios. A demanda de informações cada vez mais oportunas e relevantes capazes de embasar o processo de decisão deixa evidente a função da contabilidade como um instrumento gerencial por excelência. O aumento da competitividade nos mercados determina a necessidade de melhora nos produtos. Essas melhoras forçam as empresas a controlar os custos, diminuindo as perdas e desperdícios, através do conhecimento mais preciso dos custos realmente embutidos em cada produto, sempre visando o aumento da lucratividade. Assim, torna-se importante a aplicação de sistemas de custeio que proporcionem melhor compreensão dos custos dos produtos e ainda métodos de precificação que reflitam as necessidades sentidas no mercado. Tudo isso, amparado em um preciso e bem estruturado planejamento alimentado por um sistema de informações gerenciais. Este artigo, desenvolvido através de pesquisa bibliográfica, se propõe a esclarecer as diferentes formas de precificação inseridas no contexto decisório utilizando-se de processos variados de custeio usados pelas empresas para enfrentar a concorrência moderna e seu impacto na lucratividade das empresas.

Downloads

Como Citar

Ribeiro, H. J., de Moraes, M. C. C., Vieira, R. de A., & de Carvalho, V. S. Precificação e Lucratividade. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/1613

Edição

Seção

Desenvolvimentos teóricos em custos