Um estudo das estratégias utilizadas pelo trade turístico do arranjo produtivo local de Jericoacoara - Ceará

Autores

  • Helena Mara Oliveira Lima
  • William Celso Silvestre
  • Sandra Maria dos Santos
  • Hugo Macário de Brito Pinheiro

Palavras-chave:

Competitividade

Resumo

Este trabalho tem como objetivo identificar as estratégias utilizadas no trade turístico do arranjo produtivo local de Jericoacoara. A pesquisa é de natureza quanti-qualitativa, exploratória e descritiva. O referencial teórico aborda temas relativos aos seguintes pontos: estratégias, competitividade e arranjos produtivos locais de turismo. Foi realizada uma pesquisa de campo, sendo utilizada a amostragem estratificada, onde os componentes do trade turístico de Jericoacoara foram agrupados nos segmentos: meios de hospedagem, alimentação e bebidas, transporte e passeios turísticos, comércio e serviços turísticos e comércio e serviços de suporte. O instrumento de coleta foi o questionário aplicado junto aos gestores das empresas componentes do trade turístico, objetivando identificar, a partir da percepção destes as estratégias utilizadas no ambiente de atuação da empresa para obtenção de vantagens competitivas. Os resultados evidenciaram que as empresas utilizam vários tipos de estratégias sendo mais freqüentes as do tipo: exploradora, ofensiva e de diferenciação com base na imagem do produto.

Downloads

Como Citar

Lima, H. M. O., Silvestre, W. C., dos Santos, S. M., & Pinheiro, H. M. de B. Um estudo das estratégias utilizadas pelo trade turístico do arranjo produtivo local de Jericoacoara - Ceará. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/1632

Edição

Seção

Gestão Estratégica de Custos