Utilização do conceito de margem de contribuição para tomada de decisões em um ambiente de redução dos preços de venda: um estudo de caso em uma empresa exportadora de ardósia

Bruno Flávio Machado de Araújo

Resumo


Este artigo tem por finalidade demonstrar de que modo o conceito de margem de contribuição foi utilizado por uma indústria exportadora de ardósia na definição de suas estratégias, face um cenário de redução dos preços de venda de seus produtos, decorrente da desvalorização do dólar norte-americano frente ao real. A pesquisa se deu através de um estudo de caso realizado em uma empresa que se posiciona como uma das principais exportadoras brasileiras de ardósia. O artigo foi dividido em três partes, sendo a primeira parte destinada a revisão da literatura acerca da produção da ardósia brasileira e dos métodos de custeio usualmente utilizados no Brasil. A segunda parte destinou-se a mostrar de que forma o conceito de margem de contribuição foi utilizado pela empresa objeto do estudo de caso na definição de suas estratégias. Por fim, através da terceira parte, a qual teve por finalidade apresentar as conclusões do estudo, pode-se verificar que o conceito de margem de contribuição constituiu-se como um fator decisivo na tomada de decisões estratégicas quanto à melhor forma de enfrentar um cenário de queda dos preços de venda dos produtos.

Palavras-chave


Margem de contribuição

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2358-856X

Associação Brasileira de Custos
Av. Unisinos, 950 - Caixa Postal 275 - CEP: 93022-000 - São Leopoldo - RS - Brasil
Diretoria de Administração de Infraestrutura e Serviços - Telefone: 51 3591 1122 Ramal: 5235