Análise da Influência Tecnológica sobre a Formação do Custo do Serviço de Ressonância Magnética em Entidades Hospitalares: Um Estudo Comparativo.

Autores

  • Josicarla Soares Santiago
  • César Augusto Tibúrcio Silva

Palavras-chave:

Ressonância Magnética

Resumo

As entidades hospitalares têm enfrentado constantes mudanças, enfatizando-se as corriqueiras transformações tecnológicas. Atualmente, a Ressonância Magnética tem-se mostrado um considerável exemplo do avanço tecnológico incorporado às entidades hospitalares, revelando-se inovadora na área de diagnóstico por imagem. Este estudo apresenta uma análise de como o uso da tecnologia pode influenciar na formação do custo de prestação de um serviço hospitalar. Para tanto, realizou-se estudo comparativo em dois hospitais universitários - BETA e ALFA, localizados em regiões distintas; no horizonte de tempo de julho de 2005 a julho de 2006, sendo as variáveis investigadas relacionadas à influência da incorporação tecnológica sobre a formação do custo total. Comprovando a influência do impacto tecnológico na formação dos custos verifica-se que em ambos os hospitais os custos mais significativos estão presentes em variáveis como capacidade ociosa, depreciação e manutenção do equipamento. A complexidade dos serviços também se tornou um forte impactador, já que demonstra que quanto mais incrementada for à prestação de serviço, mais se terá reflexo no aumento dos custos. Enfim, a pesquisa demonstrou que a tecnologia utilizada tem forte participação na formação do resultado de uma entidade hospitalar.

Downloads

Como Citar

Santiago, J. S., & Silva, C. A. T. Análise da Influência Tecnológica sobre a Formação do Custo do Serviço de Ressonância Magnética em Entidades Hospitalares: Um Estudo Comparativo. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/1636

Edição

Seção

Gestão de Custos nas Empresas de Comércio e de Serviços