Apuração e análise dos custos do ensino a distância por aluno: um estudo na UFMG

Autores

  • Carolina Moreira Pereira UFMG
  • Marcia Athayde Moreira UFMG
  • Evaldo José da Silva UFPA

Palavras-chave:

Custo por aluno

Resumo

Desde o ano de 2003 a UFMG vem realizando ações na modalidade EAD buscando contribuir com a redução da exclusão social e com o desenvolvimento da cidadania. Nesse sentido, tendo em vista o número atual de cursos e a perspectiva de expansão para novos cursos e polos de apoio ao ensino, a preocupação com os custos desses torna-se cada vez maior. Assim, este trabalho objetivou identificar os fatores determinantes para a formação do custo médio do aluno de graduação na modalidade de EAD, através do estudo da estrutura de custos do curso de Licenciatura em Pedagogia, considerando o período entre o primeiro vestibular e a primeira colação de grau da turma. Trata-se, portanto, de uma pesquisa de cunho exploratório com características de estudo de caso, baseada em pesquisa documental e bibliográfica. Para o cálculo do custo unitário por aluno foi utilizado o custeio por absorção e ao final da análise foi apurado o Custo Aluno total de R$ 8.810,00 para os quatro anos de permanência no curso, com um custo médio anual de R$ 2.203,50. Em todos os anos analisados os gastos com pessoal foram os mais relevantes, representando 69% dos custos totais. Os valores encontrados estão condizentes com pesquisas recentes realizadas em outras instituições e abaixo do custo do aluno de graduação na modalidade presencial. Conclui-se que a pesquisa apresentou uma contribuição para um melhor entendimento e gerenciamento de recursos financeiros na área de educação a distância, contribuindo para a formação de parâmetros nacionais de gastos com o ensino.

Downloads

Como Citar

Pereira, C. M., Moreira, M. A., & da Silva, E. J. Apuração e análise dos custos do ensino a distância por aluno: um estudo na UFMG. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/164

Edição

Seção

Abordagens contemporâneas de custos