Formulação de estratégias de preço no setor de software: o caso do produto outsourcing de desenvolvimento e manutenção de software

Autores

  • Antonio Cezar Bornia
  • Priscilla Martins Ramos Mafra
  • Walter Serra Júnior

Palavras-chave:

Empresas de software

Resumo

O presente artigo tem como objetivo geral discutir a formulação das estratégias de preço no setor de software. No intuito de alcançar o objetivo proposto, apresentam-se modelos de estratégias de preços e o procedimento para a formulação de estratégias de preço, composto por cinco etapas: análise externa e interna, consolidação, posicionamento, formalização da estratégia de preço e acompanhamento do mercado. Em relação à metodologia, destaca-se que o estudo é qualitativo. Classifica-se, também, quanto aos critérios apresentados por Vergara (1998), como exploratório e descritivo, considerando-se os fins da pesquisa e documental, de campo e estudo de caso, quanto aos meios de investigação. No estudo de caso, aplica-se o modelo para a formulação de estratégias de preço em uma empresa do setor de software. O produto analisado refere-se ao outsourcing de desenvolvimento e manutenção de software. Cada etapa é desenvolvida com base nas ferramentas indicadas, das quais se destacam: benchmarking, análise SWOT, matriz competitiva do produto e da empresa. Como principais contribuições, ressaltam-se: a aplicação do procedimento de precificação que enfatiza a lógica do apreçamento estratégico em uma empresa do setor de software e a formulação de estratégias de preços, com base no procedimento proposto, resultando na análise de cinco fatores principais: qualidade, comparação com a concorrência, ciclo de vida da empresa, ciclo de vida do produto e características do segmento-alvo. Com base nos fatores analisados, uma possível estratégia a ser adotada, considerando as características do produto e da empresa, é a estratégia de preço superior.

Downloads

Como Citar

Bornia, A. C., Mafra, P. M. R., & Júnior, W. S. Formulação de estratégias de preço no setor de software: o caso do produto outsourcing de desenvolvimento e manutenção de software. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/1647

Edição

Seção

Gestão de Custos nas Empresas de Comércio e de Serviços