A Gestão por Processos Gera Melhoria de Qualidade e Redução de Custos: O Caso da Unidade de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco

Autores

  • Umbelina Cravo Teixera Lagioia
  • José Francisco Ribeiro Filho
  • Jorge Expedito de Gusmão Lopes
  • Marcleide Maria Macedo Pederneiras

Palavras-chave:

Custos de Qualidade

Resumo

Este artigo teve como objetivo principal verificar até que ponto a utilização de protocolos de atendimento pôde promover um incremento da qualidade dos serviços médico-hospitalares via padronização de processos, além de propiciar uma redução dos custos da cirurgia e da internação diretamente relacionados aos procedimentos de colocação de prótese do joelho. O estudo em tela procedeu-se na unidade de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco. Durante os anos de 2004 e 2005 foram coletados dados sobre indicadores de qualidade e sobre os custos diretos da cirurgia e da internação referentes ao procedimento de artroplastia de joelho em dois momentos distintos: antes e após a implantação de protocolos de atendimento médicos. Através da análise dos dados pesquisados em 89 pacientes que se submeteram a esse procedimento nos dois anos mencionados, ficou comprovado que os protocolos implantados promoveram uma redução de 7 dias na permanência total do paciente, reduziram em cerca de 20 minutos o tempo de duração da cirurgia e proporcionaram uma queda em todos os custos diretos da internação referentes ao procedimento analisado, embora não tenham conseguido reduzir de maneira significativa os custos diretos da cirurgia.

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Como Citar

Lagioia, U. C. T., Filho, J. F. R., Lopes, J. E. de G., & Pederneiras, M. M. M. A Gestão por Processos Gera Melhoria de Qualidade e Redução de Custos: O Caso da Unidade de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/1654

Edição

Seção

Custos da Qualidade