CUSTO DA QUALIDADE: CONCEITOS A MENSURAÇÃO – UM CASO DE SUCESSO DA MONTADORA FIAT NO BRASIL

Autores

  • Suzenir Aguiar da Silva Sato
  • Waltânia Andrade Lima de Almeida

Palavras-chave:

Fiat

Resumo

O ambiente de mercado onde as empresas estão inseridas, força as organizações a buscarem ferramentas que auxiliem no processo de gestão; por isso, observar-se que investir em programas de qualidade pode trazer soluções para tomada de decisões. Este trabalho teve por objetivos, demonstrar o custo da qualidade como uma importante ferramenta de gestão bem como apresentou conceitos de custos, métodos de custeios e uma forma de medir os custos da qualidade. A metodologia utilizada foi a de pesquisa bibliográfica em livros, revistas, periódicos, documentos e manuais da montadora Fiat. Utilizou-se, também, de entrevistas a funcionários de cargo de staff da montadora Fiat, informações através de e-mail e correspondências, para obter dados da trajetória da empresa ao longo desses anos. Como resultado, observou-se que qualidade vai além de investimento nos produtos e serviços, ou seja, é uma mudança de comportamento que envolve todos os setores que vai desde a vida do funcionário de cargo mais simples, passando pelos de staff, até o consumidor final. E finalmente o estudo sobre a montadora Fiat Automóveis S. A., demonstrou como a empresa conquistou seu espaço no mercado automobilístico saindo da sombra para uma das primeiras colocadas no seu segmento de mercado.

Downloads

Como Citar

Sato, S. A. da S., & de Almeida, W. A. L. CUSTO DA QUALIDADE: CONCEITOS A MENSURAÇÃO – UM CASO DE SUCESSO DA MONTADORA FIAT NO BRASIL. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/1655

Edição

Seção

Custos da Qualidade