OS ESTUDANTES REALMENTE APRENDEM O QUE OS PROFESSORES ENSINAM: O APRENDIZADO DO FLUXO DE CAIXA NA PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DE GRADUAÇÃO
Palavras-chave:
ContabilidadeResumo
A preocupação com desenvolvimento das habilidades de pensamento crítico dos estudantes de graduação tem sido um foco constante de debate entre pesquisadores e profissionais da área da gestão organizacional. Alguns pesquisadores têm criticado o ensino da contabilidade gerencial nos cursos de graduação devido a sua inabilidade de fornecer ferramentas que auxiliem o desenvolvimento das habilidades de pensamento crítico dos estudantes. Através de uma abordagem teórico-empírica, este trabalho visa contribuir para a literatura existente na medida em que busca identificar o aprendizado do fluxo de caixa pelos estudantes de graduação. Para isso, foi realizada uma pesquisa com 394 estudantes de duas universidades, sendo um delas pública e a outra privada. Todos os estudantes pesquisados eram alunos de disciplinas cuja ementa propunha o ensino do fluxo de caixa. Com base nas respostas obtidas dos estudantes, realiza-se uma análise quantitativa dos resultados que utilizou algumas abordagens como: variáveis categóricas, tabela de Burt e mapa fatorial. Resultados empíricos demonstram a existência de diferenças de aprendizagem de acordo com o tipo de universidade (pública ou privada), o curso (Administração ou Contabilidade), e a disciplina ministrada. Do mesmo, os resultados encontrados nesta pesquisa evidenciam que os professores não têm obtido muito sucesso no ensino do fluxo de caixa. Neste sentido, sugerem-se novas formas no ensino da contabilidade gerencial para que os estudantes aprendam a relacionar o conhecimento teórico com a complexidade existente na prática.Downloads
Como Citar
CASTRO, M., BORBA, J. A., MURCIA, F. D.-R., & Souto-Maior, C. D. OS ESTUDANTES REALMENTE APRENDEM O QUE OS PROFESSORES ENSINAM: O APRENDIZADO DO FLUXO DE CAIXA NA PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DE GRADUAÇÃO. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/1702
Edição
Seção
Ensino e Pesquisa na Gestão de Custos