FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA: TEORIA VERSUS PRÁTICA EM LOJAS DO SETOR DE VESTUÁRIO
Palavras-chave:
Lojas de VestuárioResumo
Com a crescente concorrência no mercado, é cada vez mais imprescindível que as empresas trabalhem com um planejamento adequado relativo à formação do preço de venda dos produtos e serviços, visando a sua continuidade. Não basta apenas um produto ou serviço de boa qualidade, pois um preço de venda mal formulado poderá ocasionar prejuízos, em virtude da perda de mercado ou pelo fato do preço não suprir os gastos necessários para a produção do produto ou prestação do serviço. O presente artigo tem como objetivo verificar como as empresas do setor de vestuário do Shopping Center Rio Sul elaboram o seu preço de venda. Para isto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica acerca de quatro métodos para a formação de preço de venda (os métodos baseados no custo pleno, no custo marginal, no retorno sobre o capital investido, e o Markup), além de uma pesquisa de campo no shopping citado, visando identificar qual dos métodos teóricos é o mais utilizado na prática. Foram consultadas 28 lojas (20% das lojas de vestuário do shopping). Apenas 19 colaboraram com a pesquisa, todas afirmando utilizar o método do custo pleno. Com isto, chegou-se à conclusão de que, apesar de haver diversos métodos teóricos para o cálculo do preço de venda, as empresas do setor de vestuário do Shopping Center Rio Sul demonstram não ter conhecimento dos mesmos, utilizando o método do custo pleno por ser simples de ser aplicado e o que pode ser utilizado de forma intuitiva.Downloads
Como Citar
Dias, L. N. D. S., Carvalho, F. D. M., & Cogan, S. FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA: TEORIA VERSUS PRÁTICA EM LOJAS DO SETOR DE VESTUÁRIO. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/1709
Edição
Seção
Desenvolvimentos teóricos em custos