UMA ANÁLISE DAS METODOLOGIAS DE CÁLCULO DO CUSTO POR ALUNO DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR
Palavras-chave:
Ensino superiorResumo
Num contexto em que os recursos públicos são insuficientes para atender a todas as demandas da sociedade, fica evidente a relevância da apuração de custos nas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), contribuindo para maior controle e eficiência na alocação dos recursos. Existem várias metodologias de apuração de custos das instituições de ensino, sendo que cada uma contempla aspectos específicos. Este trabalho se propõe a realizar uma discussão sobre as diversas metodologias de apuração do custo por aluno existentes, especialmente as metodologias do Ministério da Educação (MEC) e do Tribunal de Contas da União (TCU), visando realizar uma análise crítica. Para tanto, utilizou-se como procedimento metodológico a pesquisa bibliográfica e documental, principalmente. Constatou-se que as metodologias do MEC e TCU podem ser consideradas um avanço no que se refere à apuração dos custos das instituições públicas de ensino, porém apresentam certas limitações. Em função da complexidade das IFES, mesmo com alguns refinamentos destas metodologias torna-se difícil a comparação do custo por aluno entre as universidades públicas.Downloads
Como Citar
DE MAGALHÃES, E. A., SILVEIRA, S. D. F. R., MOREIRA, N. P., DE MAGALHÃES, E. M., & SANTOS, N. D. A. UMA ANÁLISE DAS METODOLOGIAS DE CÁLCULO DO CUSTO POR ALUNO DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/1716
Edição
Seção
Desenvolvimentos teóricos em custos