O PREÇO DE TRANSFERÊNCIA EM ESTRUTURA ORGANIZACIONAL BASEADA EM CENTROS DE RESPONSABILIDADE: O CASO DA SEARA ALIMENTOS S.A.

Autores

  • Aloísio Grunow
  • Anderson Léo Sabadin
  • Ilse Maria Beuren

Palavras-chave:

Avaliação de desempenho

Resumo

As relações comerciais entre filiais e subsidiárias do mesmo grupo econômico geralmente são promovidas para este se tornar mais competitivo, sendo assim o preço de transferência é elemento importante. Nesta perspectiva, o objetivo deste artigo é analisar a forma de valoração das transferências de produtos com base no custo real, comparativamente ao preço de mercado, numa estrutura organizacional baseada em centros de responsabilidade, para avaliar o desempenho dos gestores. A metodologia da pesquisa consubstancia-se em estudo exploratório, realizado por meio de estudo de caso, com aplicação do conceito de preço de transferência em produtos derivados de carnes de suínos. Os resultados da pesquisa mostram que o preço de transferência com base no custo real não avalia os gestores de cada unidade de negócio de modo a motivá-los para utilização de produtos internos, contrariando interesses da empresa. A fixação adequada do preço de transferência é importante aos gestores e à própria organização, pois uma eventual cobrança a maior ou a menor implicará em distorções nos resultados dos centros de responsabilidade e da empresa como um todo.

Downloads

Como Citar

Grunow, A., Léo Sabadin, A., & Beuren, I. M. O PREÇO DE TRANSFERÊNCIA EM ESTRUTURA ORGANIZACIONAL BASEADA EM CENTROS DE RESPONSABILIDADE: O CASO DA SEARA ALIMENTOS S.A. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/1733

Edição

Seção

Gestão de Custos nas Empresas Agropecuárias e Agronegócios