UMA ANÁLISE DA COMPETITIVIDADE E DA INSERÇÃO DA ARGENTINA NA MERCADO MUNDIAL DE VINHO

Autores

  • Luciane Alves Fernandes
  • José Luiz Dos Santos
  • Paulo Schmidt
  • FELICIA BASTOS
  • SANDRA PATRICIA FERNANDEZ
  • Nilson Perinazzo Machado

Palavras-chave:

competitividade e agronegócio

Resumo

Este trabalho tem por objetivo principal realizar uma análise da competitividade e dos recursos utilizados pela Argentina para viabilizar sua inserção no mercado mundial de vinhos. Para atingir esse objetivo, o estudo está dividido em duas partes. A primeira parte inclui o referencial teórico, que inicia com uma breve caracterização do mercado mundial de vinhos e as principais questões relacionadas à produção mundial de vinhos, os principais aspectos relacionados ao consumo de vinhos, bem como descreve a separação existente, nesse mercado, entre o velho e o novo mundo. A segunda parte inicia com uma breve revisão histórica da vitivinicultura na Argentina, a partir de então se partiu para a identificação das principais características e questões relacionadas à produção de vinhos, bem como os recursos utilizados pelo setor de vinhos na Argentina. Além disso, é discutida a segmentação do mercado de vinhos em vinhos de mesa e vinhos finos, nesse mercado. Finalmente, são levantadas as conclusões e apresentadas sugestões para pesquisas futura.

Downloads

Como Citar

Fernandes, L. A., Dos Santos, J. L., Schmidt, P., BASTOS, F., FERNANDEZ, S. P., & Machado, N. P. UMA ANÁLISE DA COMPETITIVIDADE E DA INSERÇÃO DA ARGENTINA NA MERCADO MUNDIAL DE VINHO. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/1738

Edição

Seção

Gestão de Custos nas Empresas Agropecuárias e Agronegócios