DIAGNÓSTICO E CARACTERIZAÇÃO DOS ASPECTOS LEGAIS E CONTÁBEIS DAS EMPRESAS JUNIORES: UM ESTUDO EM UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO SUPERIOR (IFES).

Autores

  • CHARLES OKAMA DE SOUZA
  • BRUNO TAVARES

Palavras-chave:

Gestão financeira

Resumo

As Empresas Juniores (EJ´s) mesmo sendo caracterizadas como Associações Civis Sem Fins Lucrativos, possuem obrigações perante órgãos governamentais e realizam atividades empresariais prestando serviços para diversos usuários. Assim, torna-se importante que essas entidades possuam uma contabilidade capaz de auxiliá-las a cumprir seus aspectos legais, bem como registrar os fatos administrativos ocorridos, pois desse modo, poderiam avaliar seus resultados de gestão. Neste sentido, objetivou-se com este estudo realizar um diagnóstico e uma caracterização dos aspectos legais e contábeis das EJ´s de uma Instituição Federal de Ensino Superior (IFES). Para se atingir os propósitos do trabalho, realizaram-se entrevistas aplicando-se questionários semi-estruturados como instrumento de coleta de dados junto aos Diretores Financeiros de 18 Empresas Juniores. Os dados foram tabulados e analisados por meio de análises estatísticas como freqüência e cruzamentos de dados. Verificou-se que existem EJ´s (39%) que não possuem contador, (80%) não emitem nota fiscal e (27%) não enviam os documentos constantemente para a elaboração da escrita contábil. Pode-se concluir que a contabilidade realizada pelas EJ´s é simplificada e que os procedimentos contábeis realizados podem não sofrer um tratamento correto, o que compromete o registro dos fatos administrativos ocorridos e conseqüentemente a análise dos resultados econômicos e financeiros das empresas.

Downloads

Como Citar

DE SOUZA, C. O., & TAVARES, B. DIAGNÓSTICO E CARACTERIZAÇÃO DOS ASPECTOS LEGAIS E CONTÁBEIS DAS EMPRESAS JUNIORES: UM ESTUDO EM UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO SUPERIOR (IFES). Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/1740

Edição

Seção

Gestão de Custos nas Empresas do Terceiro Setor