A IMPORTÂNCIA DA AUDITORIA INTERNA EM UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO SUPERIOR COMO MELHORIA NA GESTÃO DOS CUSTOS DOS SERVIÇOS PÚBLICOS.

TEREZINHA BEZERRA ALBINO OLIVEIRA, LUCIENE FERREIRA GOMIDES, SUELY DE FÁTIMA RAMOS SILVEIRA, POLIANA DE OLIVEIRA HESPANHOL

Resumo


A reforma do Estado passa a ser orientada pelos valores da eficiência e qualidade na prestação dos serviços públicos e pelo desenvolvimento de uma cultura gerencial nas instituições, buscando a otimização dos recursos e atuando num ambiente dinâmico, interativo e transparente. O Decreto-Lei nº 200/67, foi a primeira tentativa de superação da rigidez da administração burocrática, estabelecendo os conceitos de planejamento, descentralização, delegação da autoridade, coordenação e controle na administração pública brasileira. Dessa forma, subordinando as atividades governamentais às normas de fiscalização, controle e gestão financeira. Como órgão de assessoramento, a auditoria interna desenvolve papel fundamental no sistema de controle interno e gerenciamento dos custos de aquisição de bens e serviços, pois pelas ações executadas e sugestões apresentadas, traz perspectiva de uma administração pública responsável e focada na melhoria contínua dos processos de otimização dos custos e de aumento da qualidade do serviço prestado ao cidadão. Com o advento da Lei de Responsabilidade Fiscal, há necessidade de a administração pública passar a atuar com visão gerencial, incentivando os servidores a assumirem uma postura cada vez mais profissional e de auto-responsabilidade e aplicar em todas as áreas dos órgãos públicos uma cultura voltada para o controle, a partir da consciência de que cada um é responsável, em seu respectivo nível, pelo bom emprego do dinheiro público. O objetivo desse trabalho foi destacar a importância da Auditoria Interna em uma Instituição Federal de Ensino Superior, como órgão de assessoramento na melhoria da gestão dos custos de aquisição de bens e serviços públicos.

Palavras-chave


Lei de Responsabilidade Fiscal

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2358-856X

Associação Brasileira de Custos
Av. Unisinos, 950 - Caixa Postal 275 - CEP: 93022-000 - São Leopoldo - RS - Brasil
Diretoria de Administração de Infraestrutura e Serviços - Telefone: 51 3591 1122 Ramal: 5235