A IMPORTÂNCIA DA AUDITORIA INTERNA EM UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO SUPERIOR COMO MELHORIA NA GESTÃO DOS CUSTOS DOS SERVIÇOS PÚBLICOS.

Autores

  • TEREZINHA BEZERRA ALBINO OLIVEIRA
  • LUCIENE FERREIRA GOMIDES
  • SUELY DE FÁTIMA RAMOS SILVEIRA
  • POLIANA DE OLIVEIRA HESPANHOL

Palavras-chave:

Lei de Responsabilidade Fiscal

Resumo

A reforma do Estado passa a ser orientada pelos valores da eficiência e qualidade na prestação dos serviços públicos e pelo desenvolvimento de uma cultura gerencial nas instituições, buscando a otimização dos recursos e atuando num ambiente dinâmico, interativo e transparente. O Decreto-Lei nº 200/67, foi a primeira tentativa de superação da rigidez da administração burocrática, estabelecendo os conceitos de planejamento, descentralização, delegação da autoridade, coordenação e controle na administração pública brasileira. Dessa forma, subordinando as atividades governamentais às normas de fiscalização, controle e gestão financeira. Como órgão de assessoramento, a auditoria interna desenvolve papel fundamental no sistema de controle interno e gerenciamento dos custos de aquisição de bens e serviços, pois pelas ações executadas e sugestões apresentadas, traz perspectiva de uma administração pública responsável e focada na melhoria contínua dos processos de otimização dos custos e de aumento da qualidade do serviço prestado ao cidadão. Com o advento da Lei de Responsabilidade Fiscal, há necessidade de a administração pública passar a atuar com visão gerencial, incentivando os servidores a assumirem uma postura cada vez mais profissional e de auto-responsabilidade e aplicar em todas as áreas dos órgãos públicos uma cultura voltada para o controle, a partir da consciência de que cada um é responsável, em seu respectivo nível, pelo bom emprego do dinheiro público. O objetivo desse trabalho foi destacar a importância da Auditoria Interna em uma Instituição Federal de Ensino Superior, como órgão de assessoramento na melhoria da gestão dos custos de aquisição de bens e serviços públicos.

Downloads

Como Citar

OLIVEIRA, T. B. A., GOMIDES, L. F., SILVEIRA, S. D. F. R., & HESPANHOL, P. D. O. A IMPORTÂNCIA DA AUDITORIA INTERNA EM UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO SUPERIOR COMO MELHORIA NA GESTÃO DOS CUSTOS DOS SERVIÇOS PÚBLICOS. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/1745

Edição

Seção

Gestão de Custos no Setor Governamental