EVIDENCIAÇÃO CONTÁBIL: UMA ANÁLISE DO RELATÓRIO DA ADMINISTRAÇÃO DA GERDAU S/A
Palavras-chave:
Relatório da AdministraçãoResumo
As empresas se preocupam cada vez mais com informações que possam contribuir de forma eficaz na tomada de decisão. Por esse motivo, precisam dar ênfase a evidenciação de informações aos usuários. A evidenciação é representada, segundo a Lei 6.404/76, pelas demonstrações contábeis, notas explicativas, Relatório da Administração e parecer dos auditores independentes. Também, podem ser evidenciadas informações espontâneas, as quais corroboram com a maior transparência da empresa. Enfatizou-se, para este estudo, o Relatório da Administração, que é um elemento relevante de comunicação entre a organização, os acionistas, os investidores, a comunidade e demais usuários. Nesse sentido, objetivou-se analisar o Relatório da Administração da Gerdau S.A., dos exercícios de 2003, 2004 e 2005, a fim de verificar se as informações sugeridas no parecer nº 15 de 28 de dezembro de 1987 da CVM estão sendo divulgadas, bem como identificar se são apresentadas informações espontâneas. Concluiu-se que os itens constantes do Relatório da empresa objeto do estudo foram evidenciados de forma parcial, ou seja, as informações não foram, totalmente, evidenciadas conforme recomendações do referido parecer. Constatou-se que 75% dos itens analisados foram evidenciados de forma parcial no exercício 2003, e 67% nos exercícios 2004 e 2005. Observou-se, ainda, que poucos foram os itens evidenciados de forma espontânea.Downloads
Como Citar
Collatto, D. C., & Reginato, L. EVIDENCIAÇÃO CONTÁBIL: UMA ANÁLISE DO RELATÓRIO DA ADMINISTRAÇÃO DA GERDAU S/A. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/1786
Edição
Seção
Gestão de Custos Ambientais e Responsabilidade Social