IDENTIFICAÇÃO HIERÁRQUICA DE PRIORIDADES EM UM MODELO DE MAPA ESTRATÉGICO: ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR

Autores

  • DANIEL BARTZ
  • Adolfo Alberto Vanti

Palavras-chave:

Lógica Difusa

Resumo

O objetivo principal do estudo é identificar uma hierarquia de prioridade em um modelo de mapa estratégico para gestão do Capital Humano Docente em uma Instituição de Ensino Superior (IES) privada. Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa em que os dados foram coletados através de entrevista em profundidade com gestores do nível estratégico e especialista na área. Através da técnica de análise de entrevista, foram identificados os elementos mais significativos para os fins do estudo. Esses elementos foram submetidos à apreciação dos gestores a fim de que os mesmos atribuíssem grau de importância a cada um individualmente, bem como, no relacionamento entre si. Além disso, a fim de validar os elementos prospectados, procedeu-se uma análise quantitativa, realizada a partir da utilização de sistema fuzzy logic referenciado em Espín, Becker e Vanti (2005). Esse procedimento foi adotado no sentido de minimizar graus de subjetividade da pesquisa qualitativa e quantificar a verbalização obtida junto aos gestores, possibilitando assim maior cientificidade e robustez ao estudo. Outro aspecto positivo é o fato de estabelecer uma hierarquia de importância estratégica, direcionando esforços e recursos ao que realmente é essencial na Instituição abordada. O processamento dos dados mostra que todos os objetivos da Instituição estudada apresentaram grau de importância máximo. O modelo de mapa estratégico apresentado considera as priorizações geradas pelo sistema, servindo como um direcionador dos principais elementos a serem gerenciados.

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Como Citar

BARTZ, D., & Vanti, A. A. IDENTIFICAÇÃO HIERÁRQUICA DE PRIORIDADES EM UM MODELO DE MAPA ESTRATÉGICO: ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/1793

Edição

Seção

Gestão do Conhecimento e Capital Intelectual