ANÁLISE SWOT DAS VARIÁVEIS DETERMINANTES DE VALOR E CUSTO PARA O CONSUMIDOR NA PRECIFICAÇÃO DE MENSALIDADES EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PRIVADAS

Autores

  • Romualdo Douglas Colauto
  • Marlei Salete Mecca

Palavras-chave:

Instituições de ensino superior privadas

Resumo

O artigo tem por objetivo aplicar a análise SWOT a partir da identificação das variáveis determinantes na estratégia de precificação de mensalidades baseada no valor para o consumidor em instituições de ensino superior privadas. Para tanto, realizou-se estudo descritivo, por meio de pesquisa direcionada aos acadêmicos do curso de Administração de Empresas em três instituições de ensino superior privadas. Para a coleta dos dados utilizaram-se questionários com perguntas fechadas, a fim de identificar os fatores determinantes da precificação fundamentada no valor para o consumidor, segundo o modelo proposto por Philip Kotler. No primeiro questionário foram coletados os fatores determinantes de valor para o consumidor e categorizados os pontos fracos e fortes na estrutura da análise SWOT. Após, aplicou-se um segundo questionário para investigar as ameaças e oportunidades frente aos pontos fracos e fortes mencionados como determinantes de valor entregue ao consumidor. Os resultados da pesquisa mostram que as principais variáveis de valor total para o consumidor são: qualificação do corpo docente e qualidade do curso. Entre as variáveis de custo total para o consumidor constam: horários de aulas, tempo e custo com deslocamento, valor da mensalidade e atividades complementares.

Downloads

Como Citar

Colauto, R. D., & Mecca, M. S. ANÁLISE SWOT DAS VARIÁVEIS DETERMINANTES DE VALOR E CUSTO PARA O CONSUMIDOR NA PRECIFICAÇÃO DE MENSALIDADES EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PRIVADAS. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/1794

Edição

Seção

Novas Tendências Aplicadas na Gestão de Custos