Investimentos Socioambientais e o Desempenho Econômico-Financeiro das Empresas: Estudo Empírico nas Companhias Abertas Listadas na BM&F Bovespa no Setor de Energia Elétrica.

Autores

  • Alessandra de Almeida Pinto Lima UFC
  • Lorena Costa de Oliveira Mello UFC
  • Maria Naiula Monteiro Pessoa UFC
  • Augusto Cézar Aquino Cabral UFC
  • Sílvia Maria Dias Pedro Rebouças UFC-FEAAC
  • Sandra Maria dos Santos UFC

Palavras-chave:

balanço social

Resumo

O presente estudo tem como objetivo investigar o impacto dos investimentos socioambientais no desempenho financeiro das companhias, representados pelos indicadores econômico-financeiros (ROA, ROE, ROM, ROS, lucro líquido, EBITDA e receita líquida). A teoria dos stakeholders postula que investimentos de natureza socioambiental resultam em uma melhor performance financeira, uma vez que investimentos dessa natureza demonstram preocupação da empresa com a sociedade e o meio ambiente, melhorando a relação com os stakeholders. Para investigar a referida temática, utilizou-se pesquisa quantitativa de caráter descritivo, mediante procedimento bibliográfico e documental. Na coleta de dados, pesquisou-se balanços sociais, modelo IBASE, e informações econômico-financeiras extraídas da Economática, de 40 companhias de capital aberto listadas na BM&FBOVESPA, setor de energia, do exercício de 2011. A técnica estatística utilizada foi a regressão linear múltipla, considerando como variáveis independentes os indicadores socioambientais internos, externos e ambientais, apresentados no balanço social e como variáveis dependentes o rendimento, lucro líquido, EBITDA e receita líquida. Os resultados indicaram que os investimentos socioambientais internos influenciam positivamente os indicadores econômico-financeiros lucro líquido, EBITDA e receita líquida. Não foi encontrada nenhuma relação estatisticamente significativa com os demais indicadores.

Downloads

Como Citar

Lima, A. de A. P., Mello, L. C. de O., Pessoa, M. N. M., Cabral, A. C. A., Rebouças, S. M. D. P., & dos Santos, S. M. Investimentos Socioambientais e o Desempenho Econômico-Financeiro das Empresas: Estudo Empírico nas Companhias Abertas Listadas na BM&F Bovespa no Setor de Energia Elétrica. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/183

Edição

Seção

Abordagens contemporâneas de custos