PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E MATRIZ DE SWOT: O CASO DE UMA EMPRESA FARMACÊUTICA DE CARUARU-PE

Autores

  • José Ribamar Marques De Carvalho
  • JANAYNA RODRIGUES DE MORAIS LUZ
  • Diogo Henrique Silva De Lima
  • Josicarla Soares Santiago
  • YARA MAGALY ALBANO SOARES
  • ROBÉRIO DANTAS DE FRANÇA
  • JOANA DARC MEDEIROS MARTINS
  • LÚCIA SILVA ALBUQUERQUE

Palavras-chave:

Matriz de Swot

Resumo

No atual cenário econômico, as organizações estão enfrentando desafios oriundos da internacionalização dos mercados, tais como concorrência acirrada e sofisticação dos clientes. Esse ambiente exige das empresas medidas direcionadas para a obtenção de vantagens competitivas objetivando a agregação de valor junto a seus clientes, tornando o gerenciamento das empresas uma atividade bastante complexa e desafiante. O sucesso de uma organização é avaliado por meio de resultados. Esses resultados devem ser medidos por meio de um conjunto de indicadores que só poderão ser analisados se forem detectados aspectos importantes da gestão empresarial, combinando os objetivos traçados e as ações empreendidas para alcançá-los. Enfim, deve enfatizar o planejamento estratégico para se manter competitiva no mercado contemporâneo Sendo assim, o presente trabalho tem como objetivo verificar a utilização do planejamento estratégico em uma empresa pernambucana, localizada na cidade de Caruaru, especializada na fabricação de medicamentos, baseando-se nos conceitos da Matriz de Swot. Trata-se de um estudo exploratório, realizado por meio de um questionário semi-estruturado aplicado ao controller da entidade; e de uma visita técnica. A partir de informações obtidas foi possível verificar que a Companhia Saúde tem claramente definido seus objetivos, traçados sob a forma de missão e visão da organização. Percebe-se também grande preocupação da entidade com os componentes dos ambientes organizacionais, principalmente o operacional e interno, confirmando a utilização do planejamento estratégico para a obtenção de suas metas. Diante destas observações foi possível analisar, segundo a matriz de Swot, os pontos fortes, os pontos fracos, as ameaças e as oportunidades.

Downloads

Como Citar

De Carvalho, J. R. M., LUZ, J. R. D. M., De Lima, D. H. S., Santiago, J. S., SOARES, Y. M. A., DE FRANÇA, R. D., MARTINS, J. D. M., & ALBUQUERQUE, L. S. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E MATRIZ DE SWOT: O CASO DE UMA EMPRESA FARMACÊUTICA DE CARUARU-PE. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/1858

Edição

Seção

Gestão Estratégica de Custos