ANÁLISE EMPÍRICA DO IMPACTO DA IMPLEMENTAÇÃO DO E-TICKETING PELAS COMPANHIAS AÉREAS SOBRE O CUSTO DOS SERVIÇOS PRESTADOS: O CASO TAM S.A.

Autores

  • PEDRO HENRIQUE DUARTE OLIVEIRA
  • Edwin Pinto de La Sota Silva
  • MAURO CELSO GOMES FERREIRA
  • FERNANDO NAZARETH CARDOSO
  • ISABEL CRISTINA HENRIQUES SALES

Palavras-chave:

Comércio eletrônico

Resumo

Com a crescente utilização de plataformas tecnológicas para o comércio eletrônico, busca-se cada vez mais colher evidências acerca dos efeitos da sua implementação no desempenho das companhias. O presente artigo tem como objetivo testar a hipótese de melhoria da eficiência operacional da companhia aérea TAM S.A., a partir de uma análise empírica aplicada aos seus custos operacionais. A separação dos custos em seus componentes fixos e variáveis foi realizada através de análise de regressão linear entre as variáveis custo dos serviços prestados e receita operacional líquida, extraídas das demonstrações contábeis publicadas entre os anos de 1999 e 2005. A relação entre as variáveis identificadas foi testada por intermédio do coeficiente de correlação (r), do coeficiente de determinação (r2) e da estatística t. Teste paramétrico de igualdade de médias foi, então, aplicado sobre séries de tempo anteriores e posteriores à utilização de plataforma e-commerce B2C, visando alcançar o objetivo do estudo. O resultado obtido corrobora com a hipótese dessa pesquisa, ou seja, o período posterior ao evento apresenta melhoria significativa da eficiência operacional da companhia, comparativamente ao período anterior.

Downloads

Como Citar

OLIVEIRA, P. H. D., Silva, E. P. de L. S., FERREIRA, M. C. G., CARDOSO, F. N., & SALES, I. C. H. ANÁLISE EMPÍRICA DO IMPACTO DA IMPLEMENTAÇÃO DO E-TICKETING PELAS COMPANHIAS AÉREAS SOBRE O CUSTO DOS SERVIÇOS PRESTADOS: O CASO TAM S.A. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/1870

Edição

Seção

Aplicação de Modelos Quantitativos na Gestão de Custos