Estratégias de preços praticadas pelas empresas do Consórcio de Exportação de Calçados de São João Batista: análise da adoção nos mercados interno e externo

Autores

  • Priscilla Martins Ramos
  • Paulo Cesar Da Cunha Maya
  • Antonio Cezar Bornia

Palavras-chave:

Mercados estrangeiros

Resumo

O presente artigo tem como objetivo investigar as estratégias de preços utilizadas pelas empresas do Consórcio de Exportação de Calçados de São João Batista no mercado doméstico e nos mercados estrangeiros. O modelo de estratégias de preços adotado fundamenta-se na abordagem de Cogan (2002) e Kotler (1998).O estudo caracteriza-se por ser teórico e empírico, exploratório, com pesquisa qualitativa e quantitativa, descritiva e explicativa, do tipo casos múltiplos. O objeto do estudo foi o Consórcio de Exportação de Calçados de São João Batista e oito empresas dele participantes, que exportaram em um dos anos de 2001, 2002 e 2003. Dentre as principais descobertas, ressalta-se que as estratégias de preço imagem e psicológica são as que possuem, em conjunto, o grau de utilização mais elevado ? tanto no mercado doméstico como no mercado estrangeiro, sendo que as estratégias de preço referência, de preço ocasional e de preço prestígio foram indicadas na opção ?Adota Muito? por 75%, 75% e 62,5%, respectivamente. A hipótese básica nula (HB0) da pesquisa é aceita: Não há diferença significativa entre o grau de adoção das estratégias de preço utilizadas pelas empresas no mercado doméstico e nos mercados estrangeiros, haja vista que todas as hipóteses nulas secundárias foram aceitas.

Downloads

Como Citar

Ramos, P. M., Maya, P. C. D. C., & Bornia, A. C. Estratégias de preços praticadas pelas empresas do Consórcio de Exportação de Calçados de São João Batista: análise da adoção nos mercados interno e externo. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/1887

Edição

Seção

Gestão de Custos para Micros, Pequenas e Médias Empresas