Formação de preço de venda no comércio varejista: um estudo de caso em uma rede de lojas de tintas

Autores

  • Humberto Rosa Oliveira

Palavras-chave:

Varejo

Resumo

Um dos maiores problemas enfrentados pelas pequenas e microempresas é a formação do preço de venda das mercadorias objeto de comercialização. Assef (1997) afirma que ?é incorreta a prática de alguns lojistas diluir as despesas fixas sobre o total de vendas da loja? e Bernardi (1998) observa a complexidade quanto ao cômputo dessas despesas para formação dos preços, e coloca que, ?como não há na prática, meios de identificar despesas por tipo de produto, a forma mais simples e objetiva é o desenvolvimento de um percentual médio das despesas sobre as vendas, aplicadas na formação do preço de venda?. Neste contexto, adotamos uma metodologia de caráter descritivo-exploratório, empregando o método de estudo de caso em uma rede de lojas de tintas, situada no Estado do Espírito Santo. Utilizamos ainda as técnicas de entrevista, observação participante e a análise documental para descrever o processo de formação do preço de venda das mercadorias destinadas à revenda. Sem a pretensão de esgotar o tema, espera-se oferecer uma contribuição ao estudo da formação do preço de venda no comércio varejista, em especial as micros e pequenas empresas.

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Como Citar

Oliveira, H. R. Formação de preço de venda no comércio varejista: um estudo de caso em uma rede de lojas de tintas. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/1889

Edição

Seção

Gestão de Custos para Micros, Pequenas e Médias Empresas