Gestão de custos em micros, pequenas e médias empresas: um perfil dos artigos publicados no Congresso Brasileiro de Custos.

Autores

  • Aldo Leonardo Cunha Callado
  • Moisés Araújo Almeida
  • Antônio André Cunha Callado

Palavras-chave:

Estudo Descritivo

Resumo

As micros, pequenas e médias empresas têm desempenhado um papel relevante na economia brasileira, uma vez que elas representam uma parcela significativa do mercado, mas, por outro lado, também têm sido vistas como um desafio às tantas dificuldades econômicas e administrativas. A partir da relevância das pesquisas sobre a utilização da contabilidade custos em empresas desse porte, o presente artigo pretende dar uma contribuição analítica sobre o perfil da produção acadêmica no âmbito do Congresso Brasileiro de Custos, compreendendo desde o primeiro evento realizado em 1994 até o décimo primeiro, realizado em 2004. Trata-se do estudo descritivo sobre os 89 artigos publicados. Foi apresentado detalhadamente o histórico de publicações, a área temática de cada artigo, os pesquisadores responsáveis pelas publicações, as instituições por eles representadas, a localização geográfica destas, os métodos de coleta de dados utilizados e a classificação da bibliografia. O estudo revela dados importantes de cada um destes itens e mostra a evolução qualitativa e quantitativa de cada um deles.

Downloads

Como Citar

Callado, A. L. C., Almeida, M. A., & Callado, A. A. C. Gestão de custos em micros, pequenas e médias empresas: um perfil dos artigos publicados no Congresso Brasileiro de Custos. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/1891

Edição

Seção

Gestão de Custos para Micros, Pequenas e Médias Empresas