Relação entre o Custo de Capital Próprio e o Índice de Sustentabilidade Empresarial: Um estudo de empresas brasileiras de capital aberto.

Autores

  • Rogério Borges Borsato UFU
  • Luzelia Calegari Santos Moizinho UFU
  • Kárem Cristina de Sousa Ribeiro FAGEN/UFU

Palavras-chave:

Segmento de construção e transporte

Resumo

O presente estudo tem por objetivo verificar se as empresas que compõem o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), no segmento de construção e transporte com ações negociadas pela BM&F BOVESPA, apresentam menor risco sistemático (beta) em relação às empresas do mesmo segmento que não contribuem com tal índice. Esse trabalho apoia-se na análise de regressão multifatorial conforme o modelo proposto por Beaver, Ketler e Scholer (1970) para estimativa do beta. O desenvolvimento do estudo baseou-se no artigo de Silva e Quelhas´(2006) no qual foi considerado a variável dummy de presença (ou não) das empresas na composição do ISE. Utilizou-se o método dos mínimos quadrados ordinários (MQO) tendo como base de dados as informações do período de 2005 a 2012. Os resultados apontaram que a incorporação do ISE contribui para o menor risco sistemático quando comparado às empresas não pertencentes ao índice. Como estudo futuro sugere-se a aplicação do trabalho em outros segmentos de negócio e maior abrangência de tempo avaliado.

Downloads

Como Citar

Borsato, R. B., Moizinho, L. C. S., & Ribeiro, K. C. de S. Relação entre o Custo de Capital Próprio e o Índice de Sustentabilidade Empresarial: Um estudo de empresas brasileiras de capital aberto. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/190

Edição

Seção

Abordagens contemporâneas de custos