Sistema de Custos na Administração Pública:um estudo de sua situação nos Municípios Paranaenses com mais de 40.000 habitantes.

Autores

  • Gilmar Ribeiro De Mello
  • Valmor Slomski

Palavras-chave:

Lei de responsabilidade fiscal

Resumo

A administração pública tem a necessidade de melhor aplicar os recursos públicos e evidenciar suas ações, face as exigências legais e conscientização da sociedade, isso faz com que a administração pública passe a dar a devida importância a controles mais rigorosos, principalmente no que diz respeito a sistema de apuração de custos. Sistema esse, que tem sua exigência de implantação destacada na Lei de Responsabilidade Fiscal ? LRF. Tendo em vista estas necessidades, este trabalho tem como objetivo verificar se a administração pública municipal do Estado do Paraná, com mais de 40.000 habitantes, implantou sistema de custos conforme determina a lei, para isso, foi selecionado 38 prefeituras, para as quais foi enviado um questionário, das quais obteve-se 22 (vinte e duas) respostas. O resultado verificado, foi que nenhuma das prefeituras que responderam a pesquisa implantaram sistema de apuração de custos, e somente 3 (três), que correspondem a 13,5% do total das respostas, estão iniciando discussão sobre o assunto. De uma maneira geral, considerando o conjunto de respostas obtidas, há indícios que a não implantação de sistemas de apuração de custo, não é por falta de conhecimento da lei e nem por desconhecimento das vantagens de sua implantação.

Downloads

Como Citar

De Mello, G. R., & Slomski, V. Sistema de Custos na Administração Pública:um estudo de sua situação nos Municípios Paranaenses com mais de 40.000 habitantes. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/1960

Edição

Seção

Gestão de Custos no Setor Governamental