A logística como fator determinante para o Sistema de Agronegócio (SAG) do Brasil: um estudo realizado na Bunge Alimentos S.A.

Autores

  • Greice De Bem Noro
  • João Helvio Righi De Oliveira
  • Milton Wittmann
  • Camila Avozani Zago

Palavras-chave:

Custo

Resumo

Submetidos a um novo ambiente competitivo, os vários segmentos do Sistema de Agronegócio (SAG) da soja passam a presenciar importantes mudanças, ao mesmo tempo em que buscam readequar suas estratégias visando obter ganhos de competitividade. Nesta nova era dos mercados competitivos e globalizados, o aspecto custo vem cada vez mais assumindo uma importância significante na busca frenética das empresas por maior eficiência e produtividade. Porém, ao objetivarem a redução de custos, as empresas vêm focando sua atenção no tradicional custo do produto e se esquecem ou dimensionam mal os custos relacionados à logística. Quando falamos em custos logísticos, a primeira idéia que vem na cabeça é o custo com frete ou transporte, considerado o mais importante de todos. Freqüentemente, calculado o custo de transporte, este dá origem às despesas com fretes que a empresa vê na nota fiscal ou que já estão incluídas no preço do produto. Neste contexto, o presente artigo visa levantar dados do Sistema de Agronegócio (SAG) nacional, haja vista a influência dos custos logísticos para o setor, sendo considerados os custos ligados ao frete como um dos fatores determinantes na formação do preço da soja.

Downloads

Como Citar

De Bem Noro, G., De Oliveira, J. H. R., Wittmann, M., & Zago, C. A. A logística como fator determinante para o Sistema de Agronegócio (SAG) do Brasil: um estudo realizado na Bunge Alimentos S.A. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/1968

Edição

Seção

Gestão de Custos Logísticos e nas Cadeias Produtivas