A importância da Gestão de Custos na formação do Preço de Venda:um estudo de caso em uma indústria química de médio-grande porte.

Cleuber Rafael dos Santos, Edvalda Araujo Leal, Gilberto J. Miranda

Resumo


O presente estudo teve como objetivo identificar a influência da gestão de custos na formação
do preço de venda em uma indústria química de médio-grande porte situada na cidade de
Uberlândia-MG. Para atingir esse objetivo, realizou-se um estudo de caso. Esta pesquisa
caracteriza-se como descritiva e a abordagem é qualitativa. Os resultados do estudo mostram
que a empresa apura seus custos diretos conforme recomendado na literatura. Contudo, a
empresa utiliza critérios de rateio para os custos e despesas fixas e variáveis, adotando um
percentual fixo de 18% para esses gastos. Esse rateio contém certo grau de arbitrariedade,
uma vez que, por exemplo, a mão de obra direta é rateada entre as duas linhas de produção de
acordo com um percentual que é repassado mensalmente pelo gerente de produção para o
setor de controladoria. Esses resultados sugerem que controles mais minuciosos poderiam
proporcionar informações mais precisas sobre a composição dos custos dos produtos e,
consequentemente, aprimorar a formação preços de forma a maximizar os resultados da
empresa, seja estimulando produtos de maior rentabilidade, seja buscando alternativas de
redução de custos para aqueles que se apresentam menos competitivos no mercado.

Palavras-chave


Formação do Preço de Venda

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2358-856X

Associação Brasileira de Custos
Av. Unisinos, 950 - Caixa Postal 275 - CEP: 93022-000 - São Leopoldo - RS - Brasil
Diretoria de Administração de Infraestrutura e Serviços - Telefone: 51 3591 1122 Ramal: 5235