A importância da Gestão de Custos na formação do Preço de Venda:um estudo de caso em uma indústria química de médio-grande porte.

Autores

  • Cleuber Rafael dos Santos UFU
  • Edvalda Araujo Leal UFU
  • Gilberto J. Miranda UFU

Palavras-chave:

Formação do Preço de Venda

Resumo

O presente estudo teve como objetivo identificar a influência da gestão de custos na formação do preço de venda em uma indústria química de médio-grande porte situada na cidade de Uberlândia-MG. Para atingir esse objetivo, realizou-se um estudo de caso. Esta pesquisa caracteriza-se como descritiva e a abordagem é qualitativa. Os resultados do estudo mostram que a empresa apura seus custos diretos conforme recomendado na literatura. Contudo, a empresa utiliza critérios de rateio para os custos e despesas fixas e variáveis, adotando um percentual fixo de 18% para esses gastos. Esse rateio contém certo grau de arbitrariedade, uma vez que, por exemplo, a mão de obra direta é rateada entre as duas linhas de produção de acordo com um percentual que é repassado mensalmente pelo gerente de produção para o setor de controladoria. Esses resultados sugerem que controles mais minuciosos poderiam proporcionar informações mais precisas sobre a composição dos custos dos produtos e, consequentemente, aprimorar a formação preços de forma a maximizar os resultados da empresa, seja estimulando produtos de maior rentabilidade, seja buscando alternativas de redução de custos para aqueles que se apresentam menos competitivos no mercado.

Downloads

Como Citar

dos Santos, C. R., Leal, E. A., & J. Miranda, G. A importância da Gestão de Custos na formação do Preço de Venda:um estudo de caso em uma indústria química de médio-grande porte. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/200

Edição

Seção

Custos como ferramenta para o planejamento, controle e apoio a decisões