Gestão estratégica de custos no processo de recrutamento e seleção de capital humano como fonte de vantagem competitiva dinâmica de organizações na era do conhecimento.

Autores

  • Fabio Barros Ferreira
  • Elizete Antunes Teixeira
  • Patricia Almeida Ashley

Palavras-chave:

Custeamento ABC

Resumo

Na era do conhecimento, as organizações enfatizam a gestão estratégica do capital intelectual com o objetivo de alcançar vantagens competitivas dinâmicas a partir de um aprendizado integrado em seu sistema, fundamentando-se em um capital humano que se torna um ativo relevante para proporcionar aprendizagem e inovação organizacional e agregar valor aos produtos e serviços. Considera-se que a integração de um capital humano competente e eficiente no processo produtivo promove uma vantagem competitiva dinâmica por propiciar resultados renováveis em longo prazo. Sendo assim, o presente ensaio teórico propõe a abordagem da gestão estratégica de custos no processo de recrutamento e seleção de capital humano como ferramenta gerencial que contribui para o desenvolvimento e renovação das vantagens competitivas, permitindo a dinâmica necessária às organizações na era do conhecimento. A gestão estratégica de custos proposta está baseada na complementação do sistema de custeio de atividades (ABC) ao Custeio Variável, visando obter qualidade, eficiência e produtividade no gerenciamento das atividades de recrutamento e seção de capital humano. Ressalta, ainda, a inter-relação entre a gestão estratégica de custos e a gestão estratégica organizacional, adotando-se o Gerenciamento Baseado em Atividades (ABM) como referência para uma possível reengenharia dos processos.

Downloads

Como Citar

Ferreira, F. B., Teixeira, E. A., & Ashley, P. A. Gestão estratégica de custos no processo de recrutamento e seleção de capital humano como fonte de vantagem competitiva dinâmica de organizações na era do conhecimento. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/2027

Edição

Seção

Gestão do Conhecimento e Capital Intelectual