Balanced scorecard em indústrias de confecções no Paraná - Brasil: estudo descritivo dos indicadores de desempenho de maior preponderância.

Autores

  • Jaime Crozatti
  • Juliana Cláudia Zanini

Palavras-chave:

indústria de confecções

Resumo

O objetivo deste trabalho é identificar os indicadores de desempenho mais utilizados por empresas do ramo de confecções. A referência conceitual dos indicadores de desempenho está sustentada nos textos do BSC - Balanced Scorecard, mais precisamente na obra de Kaplan e Norton (1997). Os resultados analisados foram obtidos a partir de aplicação de questionário em amostra de nove indústrias de confecções, selecionada do cadastro da Federação das Indústrias do Estado do Paraná dentre as que possuíam mais de 100 funcionários. De acordo com os dados analisados, verificou-se maior utilização dos índices da Perspectiva dos processos internos, contrariando a crença apresentada pela literatura de que os indicadores da dimensão financeira têm uso preponderante na gestão das empresas modernas. Analisados individualmente, os indicadores assinalados como os que têm sido mais utilizados pelas indústrias pesquisadas foram os seguintes: resultado dos produtos; composição dos custos dos produtos; nível de satisfação do cliente; desenvolvimento de novos processos; e índice de recusas e devoluções.

Downloads

Como Citar

Crozatti, J., & Zanini, J. C. Balanced scorecard em indústrias de confecções no Paraná - Brasil: estudo descritivo dos indicadores de desempenho de maior preponderância. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/2069

Edição

Seção

Controladoria