Análise compreensiva da gestão de custos e formação de preços de produtos importados: O estudo de caso de subsidiária brasileira de uma empresa multinacional
Palavras-chave:
ImportaçãoResumo
O contexto atual, de acirrada competição entre os agentes tem exigido das organizações a revisão de seus processos e práticas organizacionais, com o intuito de assegurar a sua permanência no mercado. Neste cenário passa a se destacar a relevância da gestão de custos e formação de preços, visando preservar as margens operacionais, o que representa um desafio especialmente em setores que operam no mercado internacional, em face da complexidade da política cambial e tributária concernente. No presente trabalho realizou-se análise compreensiva da gestão de custos e formação de preços no segmento comercial de máquinas e componentes por meio de estudo de caso único em uma subsidiária brasileira de uma empresa multinacional, localizada na região sul do país, visando propor ajuste no método existente. O estudo se justifica na medida em que dentro da sistemática adotada pela organização ocorrem, de forma recorrente, relevantes perdas financeiras, decorrente da tentativa de padronização de política global de pricing da empresa multinacional. A revisão do modelo resultou numa nova sistemática que oferece redução significativa de perdas financeiras, além de maior aderência à legislação tributária e política cambial do Brasil.Downloads
Como Citar
Schreiber, D., Tomedi, A. C., Puffal, D. P., Bessi, V. G., & Tondolo, V. A. G. Análise compreensiva da gestão de custos e formação de preços de produtos importados: O estudo de caso de subsidiária brasileira de uma empresa multinacional. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/207
Edição
Seção
Custos como ferramenta para o planejamento, controle e apoio a decisões