Modelo de previsão de desempenho pela metodologia da análise multivariada dos dados: estimativa da função empírica das empresas do segmento de concessionárias.

Autores

  • Antônio Fernando De Oliveira De Andrade Pereira
  • Silvio Cardoso
  • Carlos Pedrosa Júnior

Palavras-chave:

Previsão de Desempenho

Resumo

Esse estudo utiliza-se da metodologia que conjugam as técnicas de análise estatísticas multivariadas do tipo componentes principais e análise discriminante, partindo dos dados primários idealizados pelo modelo Fleuriet e indicadores econômicos e financeiros tradicionais. O trabalho tem como objetivo a análise de desempenho da amostra de quarenta empresas do segmento de concessionárias de veículos, referente aos anos 2002 e 2003. No estudo ora em elaboração, realiza-se uma análise da referência teórica dos principais artigos desenvolvidos nos últimos anos. A importância da metodologia se consagra pela eficácia dos modelos multivariados aplicados simultaneamente, haja vista que estudos anteriores apresentam resultados parciais, por utilizar essas técnicas isoladamente. A nova metodologia para estimar a função linear discriminante ajustada empiricamente para previsão de análise de desempenho do segmento de concessionárias, é de fácil resolução, apresentando resultados robustos e parcimoniosos.

Downloads

Como Citar

Pereira, A. F. D. O. D. A., Cardoso, S., & Júnior, C. P. Modelo de previsão de desempenho pela metodologia da análise multivariada dos dados: estimativa da função empírica das empresas do segmento de concessionárias. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/2089

Edição

Seção

Controladoria